COMO LIDAR COM A ANSIEDADE – Por Flávio Santos

Mateus 6. 25 – 34

No grego, “andar ansioso” significa “ser atraído para direções diferentes”. Jesus não condena a preocupação e o planejamento com o futuro, isso é bom, o que Jesus ensina é para nos preocuparmos exageradamente a com o amanhã. Se fizermos assim, não viveremos o hoje. Ansiedade é isso: Não viver o hoje!

O sintoma principal é a expectativa apreensiva ou preocupação exagerada, mórbida. A pessoa está a maior parte do tempo preocupada em excesso. Alguém disse que a maior parte das pessoas se crucifica entre dois ladrões: os remorsos de ontem e as preocupações de amanhã.

Para lidar com a ansiedade, é preciso enxergar Deus como Pai. O Pai é aquele que alimenta. Essa visão de Deus como Pai tem muito a ver com a oração do Pai Nosso, que nos apresenta o Pai dando o pão de cada dia. Então não é somente vê-lo como Pai, mas orar a ele como Pai.

Para aprender a lidar com a ansiedade, o discípulo precisa entender que tem valor para o Pai. Jesus chama a atenção para o fato de que temos mais valor que as aves do céu. O Pai nos valoriza, por isso nos sustenta. Nós valemos mais do que os pássaros e as plantas, e se Deus cuida deles, certamente cuidará de nós.

O Pai é Deus, portanto tem poder para providenciar o que precisamos. O Pai sabe do que precisamos e supre isso. Esse saber é no sentido de conhecer e providenciar. “A Raiz da ansiedade é a desconfiança em tudo que Deus prometeu dar em Jesus”. John Piper.

Para aprender a lidar com a ansiedade, precisamos de sabedoria. Salomão aparece no texto em comparação aos lírios do campo. “Eles não trabalham e não tecem”. E Salomão em toda a sua glória não se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste os lírios do campo, quanto mais homens de pequena fé como nós.

Os pássaros e os lírios não se preocupam nem se inquietam e, ainda assim, têm uma riqueza de Deus que o ser humano não consegue reproduzir.  A natureza toda depende de Deus, e Ele nunca falha.

Salomão não aparece no texto somente para ser comparado aos lírios. Mas para mostrar como Deus sustenta um homem que tem sabedoria. Deus deu a oportunidade de Salomão pedir o quisesse. Ele não pediu fama, dinheiro, mas pediu sabedoria e, por isso, Deus deu esplendor a ele.

Para lidar com a ansiedade, precisamos de sabedoria para lidar com a vida, com o nosso coração e com o reino de Deus.

Para lidar com a ansiedade, é preciso ter fé. Ansiedade e fé não se associam. Por isso, precisamos de fé para lidar com a ansiedade. Pessoas de pequena fé são vencidas pela ansiedade. Pessoas de fé vencem a ansiedade. “O começo da ansiedade é o fim da fé”. George Muller

Quando temos fé, sabemos que não podemos acrescentar nada a nós, mas o Pai pode. Quando temos fé, buscamos o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas são acrescentadas. Pessoas sem fé buscam o seu próprio reino e as ansiedades são acrescentadas.

Quando se tem fé não ficamos ansiosos com o amanhã, pois o amanhã se preocupará com ele mesmo. E quando temos fé, no mal do dia de hoje, confiamos em Deus.  “Ansiedade nada mais é do que a tensão entre o agora e o depois”. Jung

Vencer a ansiedade é arte de viver um dia de cada vez.

Flávio Santos é pastor, teólogo e escritor. Casado com Joyce Santos e pai do Pedro e da Helena.